A ONU (Organização das Nações Unidas), com a idéia de dar ao mundo um 'programa' responsável pela conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável criou, no ano de 1972, o PNUMA.
Hoje em dia, esse programa é considerado a principal autoridade global. Suas principais funções são: manter controlado o estado do meio ambiente, ensinar e alertar ao povo sobre as ameaças ao meio ambiente e criar medidas que possam aumentar a qualidade de vida da população sem danificar o meio ambiente.
Com a sede no Quênia, em Nairóbi, o PNUMA conta com uma rede de escritórios regionais para apoiar processos de governança ambientais e instituições. Portanto, por meio dessa rede, o PNUMA consegue muitos parceiros dos setores governamentais e não governamentais devidos aos acordos ambientais e de projetos de sustentabilidade.
Com a intenção de aumentar sua atividade no nosso país, em 2004 o PNUMA montou uma sede em Brasília. A principal função do programa no Brasil é divulgar para população e para seus parceiros, informações sobre acordos, programas e conhecimento de temas ambientais importantes no país e no mundo, por outro lado, ele também quer ajudar a promover uma participação de especialistas brasileiros em reuniões e ações internacionais voltadas ao meio ambiente.
Entre as áreas principais de atuação do PNUMA no período de 2010-2011 estao as mudanças climáticas a gestão de ecossistemas e biodiversidade, o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis e a governança ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário